terça-feira, 16 de outubro de 2012

mini-bibliotecas no quintal


Vasculhando blogs, encontrei um projeto muito bacana, chamado Little Free Library (site oficial e página no Facebook). É um projeto que existe em vários países como na Alemanha, Itália, Inglaterra, Estados Unidos e no Canadá. Quando fui pesquisar sobre, achei muito interessante e fiquei me perguntando por que um projeto desses ainda não apareceu por aqui. 

Funciona assim: uma casinha (como a da foto) é colocada na frente de casa (ou de um local público), com alguns exemplares de livro. Ali, qualquer pessoa pode ter acesso: pegar o livro que quiser, ficar o tempo que quiser, mas devolvê-lo. 



Mini-biblioteca de Curitiba
 Dando mais uma procurada, encontrei algumas cidades do Brasil que têm mini-bibliotecas de quintal, ou, pequenas bibliotecas livres em espaços públicos. Duas delas ficam no Paraná, uma em Curitiba e outra em Araucária. No caso de Araucária, a iniciativa foi da prefeitura, e as mini-bibliotecas estão distribuídas em praças com grande circulação de pessoas. Em Curitiba, a biblioteca funciona 24 horas por dia, e os leitores podem pegar os livros e devolver a hora que quiserem. 

Encontrei também uma mini-biblioteca que fica em Porto Belo, Santa Catarina. Conversei com a idealizadora, a artesã Patrícia Estivallet, e ela me contou que a ideia surgiu entre um grupo de amigos, que se encontram para falar sobre literatura. “ Eu vi na internet algumas fotos de mini-bibliotecas na Europa, comentei e todos adoraram a ideia. Até que um dia, com a ajuda do meu filho, transformei um velho criado-mudo em uma casinha. Juntei livros meus e dos meus amigos. Outra amiga cedeu o jardim de sua loja, e pronto! Está lá há quase dois meses”, conta. 

Mini-biblioteca de Porto Belo, idealizada pela Patrícia
A Patrícia ainda disse que os primeiros livros que foram colocados na biblioteca já foram levados, outros chegaram, e tudo está funcionando como ela esperava. Não existem regras, nem fichas. Se você quiser pegar um livro, pode devolver o mesmo, ou até doar outro. A ideia é a circulação – livre dos livros. 

Genial, né? 

A secretaria de cultura bem podia ter uma ideia dessas pra nossa cidade cultura. 

Ou, algum de nós, com a ajuda de amigos. Que tal? 

Eu apoio :)
Recado fixado no vidro da mini-biblioteca de Curitiba
Uma das mini-bibliotecas na praça de Araucária

Um comentário:

  1. Apoiamos!!Muito legal msm!!Mostra que todos, é só querer, podem ajudar "a tal cultura"!! :D

    ResponderExcluir

Comente :)